Lutando por uma educação de qualidade!

Umes Jijoca de Jericoacoara lança projeto Com Amor, Sem Medo e Sem Culpa

20/03/2011 11:27

 

        O Projeto Com Amor, Sem Medo e Sem Culpa é uma iniciativa da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Jijoca de Jericoacoara (UMES), juntamente com a 3ª Crede. Este projeto tem como origem o Projeto “Saúde e Prevenção na Escola – SPE” e trabalha com a metodologia “educação entre pares”, onde jovem educa jovem. O projeto é realizado através de debates entres os monitores do projeto (estudantes) e demais estudantes (público alvo), sobre temas que os aflige atualmente a juventude. Para tanto esses monitores passaram por um rigoroso processo de capacitação. Capacitação esta oferecida pela Secretaria Municipal de Saúde de Jijoca de Jericoacoara.

            Por ter como origem o “Projeto Saúde e Prevenção na Escola – SPE” este projeto abrangem as mesmas temática do referido projeto, mas com a cara do estudante.

Acreditamos na utilização da “educação entre pares” como a melhor metodologia para projetos que tenham como publico alvo jovens, pois pesquisas recentes confirmam, que quando temas que envolvem a juventude são debatidos entre eles ,estes mesmos jovens tem uma maior facilidade de compreensão e de adesão às ideias apresentadas nestes debates.

         Preocupada com as consequências destas informações desconfiáveis que os jovens recebem, a UMES desenvolveu este projeto com a finalidade de promover a conscientização dos estudantes sobre temas que estão diretamente ligados a juventude   (DST/AIDS, GRAVIDEZ NA ADOLECENCIA). O projeto trabalhará através de palestras e a distribuição de uma cartilha informativa, que trate com clareza estes temas que não podem ser deixados de ser debatidos dentro e fora da escola, pois colocam a saúde dos jovens em risco principalmente nesta fase da vida, que eles estão cheios de duvidas e precisam de informações de como se prevenir, mantendo sua saúde em equilíbrio. Informações estas que não obtém em casa, até mesmo por um medo que seus pais tem de conversar com seus filhos sobre estes temas.

Voltar

Pesquisar no site

UMES Jijoca © 2010 Todos os direitos reservados.